LEITURAS DA DANÇA

PROJETO: Leituras da Dança

período: desde 2010

foco: fruição e formação de dança para professores e alunos

atuação: ensaios abertos, espetáculo, mini-curso, intervenção na escola

envolvidos: Caleidos Cia

apoios: Instituto Caleidos, ProAc - SEC/SP, CATARSE ( financiamento coletivo)

O projeto Leituras da Dança é um desenvolvimento do projeto Dançando na Escola que foi proposto pelo Caleidos Cia de dança desde o início de suas atividades em 1996. Dançando na Escola foi apresentado em diversas Secretarias Municipais de Educação e consistia numa ação de grande porte, voltado para a introdução da dança nos currículos e formação do professorado. Leituras da Dança tem como foco o conhecimento, a fruição e a formação de dança para professores e alunos. Disparado por um espetáculo de dança do repertório do Caleidos Cia Leituras da Dança alia a fruição ao estudo e à intervenção na unidade escolar. Atuando através da dança e da experiência interativa, professores e alunos iniciam a construção de conhecimento na Linguagem da Dança, criam outras formas de relação com seus corpos e com o espaço, apropriam-se da dança como forma de arte e apropriam-se de uma possibilidade de construção de autonomia visando a consciência da importância de suas atitudes na construção e transformação da sociedade.

O projeto Leituras da Dança estruturou-se a partir da proposta pedagógica da “Dança no Contexto”, Isabel Marques, USP /1996 e se articula por meio de diversas ações, sejam os ensaios abertos oferecidos gratuitamente pelo Caleidos Cia às escolas da Rede Pública de Ensino ou encontros pontuais com professores e alunos. O projeto, que visa propor o conhecimento em dança como forma de ação artística nas escolas inclui de formação teórico-prática com gestores e professores, material didático, apresentação de espetáculo, docência do Caleidos Cia de Dança e intervenção por meio de oficina nos espaços escolares.

Voltar ao topo