Isabel MarquesIsabel A. Marques é formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado em Dança no Laban Centre for Movement and Dance (Londres) e doutorado na Faculdade de Educação da USP.

Foi professora de Didática e Prática de Ensino de Dança na FE-UNICAMP por cinco anos e professora conferencista (convidada) no Curso de Artes Cênicas da ECA-USP. Foi professora do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Ministrou cursos voltados para a área de Dança e Educação em cursos de Pós Graduação (especialização) na Universidade do Rio Grande do Norte (RN), Universidade Federal de Viçosa (MG), na Universidade do Estado de Santa Catarina (SC), na Faculdade de Educação da USP (SP) na Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) e Faculdade de Artes do Paraná (PR).

Em 1993, ganhou Bolsa Vitae de Artes para desenvolver projeto artístico educativo com alunos e professores do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo. Desenvolveu projetos e assessorias em escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo.

Nos anos de 1991-92 foi assessora da SME-SP na área de Arte (dança), gestão Paulo Freire, tendo orientado a introdução da dança no currículo escolar. Assessorou o MEC na redação dos PCN de Arte e nos Referenciais de Arte para EJA (1997/2001). Em 2001, presidiu a convite da UNESCO o Seminário Latino-Americano de Arte e Educação, tendo assessorado a redação de documento da área de dança para América Latina e Caribe.

Apresentou trabalhos, cursos, workshops e espetáculos de dança em congressos internacionais na África do Sul, Austrália, Brasil, Cuba, Canadá (Montreal, Regina), Estados Unidos (Salt Lake City, San Diego, Greensboro, N. York, Orlando), Finlândia, Portugal e Uruguai e em vários eventos e universidades nacionais nos estados do Amapá, Pará, Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (Americana, Araraquara, Bauru, Diadema, Campinas, Itaquá, Jacareí, Nazaré Paulista, Rio Claro, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, S. André, S. Bernardo, S. Caetano, S. Carlos, Santos, capital).

Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior, é autora de dois livros,  “Ensino de Dança Hoje” (2a. edição), pela Cortez e Dançando na Escola (2a. edição), também pela Cortez Editora. Estes livros foram indicados para concurso nas redes municipal e estadual de ensino de São Paulo.

Fundou no Brasil a dance and the Child international (daCi-UNESCO), tendo sido membro do Conselho e da Diretoria Internacional por nove anos. É membro da International Society for Education through Art (INSEA), do Congress on Research in Dance (CORD), da National Dance Education Association (NDEO) e da Associação de Arte Educadores de São Paulo (AESP)

Atualmente dirige o Caleidos Cia. de Dança, fundado em 1996. Com Fábio Brazil, desde 2001, dirige o Caleidos Arte e Ensino, prestando assessoria e consultoria a projetos e programas de educação continuada, comunicação e dança.

© Isabel A. Marques e Fábio Brazil

Caleidos Arte e Ensino
Rua: Pio XI, 1497
Alto da Lapa (em frente à FAPESP)
05468-140 - São Paulo - SP.
tel: 11 3021-4970
fax: 11 3021-7510
e-mail: caleidos@caleidos.com.br